Páginas

Re-Descobrir
Re-Nascer
Re-Conhecer

E é em busca destes Re's que sigo desde que me tornei mãe e aprendi que para estar junto não é preciso estar perto, mas sim dentro do coração.

terça-feira, 14 de maio de 2019

É nosso segredo viu? Não conta pra sua "mãe"!

Quantas vezes você já disse ou ouviu quando era criança:

"É nosso segredo..." 
"Não conta pra sua mãe..." 
"Ninguém pode saber..." 

Essas frases simples e "sem maldade" podem guardar um mal tremendo e que transforma pequenas crianças inocentes em adultos com traumas pelos abusos que sofreram e nunca contaram a ninguém pois era segredo! Ninguém podia saber!

Vocês já estão carecas de saber que a maternidade me transformou e fez prestar atenção em detalhes que antes passam despercebidos. Essa história de segredo é uma delas.

Quando fazemos esse tipo de combinado com uma criança, ela acredita que aquilo é algo bacana e que tudo bem omitir. Ela confia! Sente segurança em nosso relacionamento e concorda em não contar pra ninguém, nem mesmo pra mãe! O que a gente não pensa (e não pensa mesmo viu?) é que a grande maioria das crianças molestadas e abusadas sexualmente, sofrem esse abuso por um adulto que ela conhece, confia e sente segurança no relacionamento. Esses abusos vem de onde a gente menos espera: tio, primo, vizinho, padrasto, avô e até do pai! Pessoas acima de qualquer suspeita e é ai que entra o perigo de incentivar o uso da omissão e do segredo.

Sempre converso com as meninas sobre isso, digo que não existe nada no mundo que eu não possa saber e reforço dizendo que se a mamãe não pode saber, provavelmente não é algo legal, pois se fosse, qual o problema de contar pra "mãe"?

Fora que embora não seja intencional, estamos ensinando que tudo bem mentir de vez em quando, mas nos esquecemos que a criança não tem maturidade para ponderar em que situação agir com inverdade, inclusive com aquele que incentivou a mentirinha inocente. 

Aprender a ser responsável por atitudes e decisões que muitas vezes não vai de encontro com a do outro, é algo que devemos ensinar aos nossos filhos desde pequenos. Não tem que mentir, guardar segredo ou omitir. Se é algo que a a "mãe" não pode saber, não faça! Se fizer, vá até a "mãe" junto com a criança e assuma a responsabilidade. Ensine auto-responsabilidade na pratica. 

Pode parecer um detalhe bobo e pequeno, mas são os pequenos detalhes que fazem total diferença no final. É como meu amado avô dizia: "1 milhão, nada mais é do que 1 milhão de um centavo juntos".



Até mais!


Roberta Marques
"nosso amor é como o vento: não posso ver, não posso tocar, mas posso sentir!"





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe um recadinho. Adoro quando você comenta! =)